Portugal entre os três melhores destinos para Visto Gold para Atividade de Investimento

O programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento em Portugal alcançou o 3.º lugar no Global Residence Program Index 2025, segundo o relatório da Henley & Partners. Este ranking avalia os principais programas de cidadania e Visto Gold por investimento a nível mundial.

A par de Itália e do Reino Unido, o programa português concede a investidores estrangeiros o direito de residir, trabalhar e estudar no país, além de permitir a livre circulação na área Schengen. Com uma exigência mínima de permanência de apenas sete dias por ano, continua a ser uma opção atrativa para quem pretende estabelecer-se em Portugal.

Entre as vantagens destacam-se a possibilidade de obter a nacionalidade portuguesa após cinco anos sem necessidade de renunciar à nacionalidade de origem, uma elevada qualidade de vida, segurança e acesso a um sistema de ensino e saúde de excelência. As opções de investimento incluem aportes financeiros em fundos, investigação, cultura e empresas, com valores reduzidos para regiões de baixa densidade populacional.